Filmes · Livros

Para se apaixonar com “Orgulho e Preconceito”

Confesso que não sou uma grande fã de histórias românticas e para me aventurar a ver ou ler algo do gênero à história precisa REALMENTE me chamar à atenção. Um desses casos raros são os livros de Jane Austen, escritora inglesa de uma série de livros fantásticos sobre romances clássicos.

Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775 na cidade de Steventon no Reino Unido. Considerada uma mulher a frente de seu tempo, foi romancista e escreveu até o final dos seus dias, que aconteceu em 18 de julho de 1917 na cidade de Winchester aos 41 anos. No total teve oito romances publicados, uma peça de teatro, três obras curtas e cinco obras escritas na juventude. Dentre suas obras, a mais conhecida é Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) escrita em 1811.

“Orgulho e Preconceito” conta a história da família Bennet, a personagem principal Elizabeth Bennet, suas irmãs Jane, Lydia, Mary e Kitty, e seus pais Mr. e Mrs. Bennet. Tudo começa quando um homem chamado Mr. Bingley aluga uma propriedade no campo, próxima à casa dos Bennets, e chega a cidade com sua irmã Caroline Bingley e seu amigo, Mr. Darcy. Mrs. Bennet desejando um casamento vantajoso para suas filhas tenta um modo de apresenta-las aos novos visitantes da cidade. Os planos da Mrs. Bennet parecem dar certo em vista que Mr. Bingley fica encantado por Jane Bennet, porém seu amigo Mr. Darcy adota uma postura distante e desconfiada que logo ferem o orgulho de Elizabeth Bennet criando um relação tensa entre os dois. Compre aqui o livro!

Dentre todos os livros da Jane Austen, meu favorito é Orgulho e Preconceito. Elizabeth e Mr. Darcy são personagens perfeitos, mesmo com seus defeitos bem evidentes. O casal combina de um jeito maravilhoso que faz os leitores suspirarem a cada página. Não é a toa que a história faz sucesso até os dias de hoje, servindo de inspiração para diversos romances atuais.

Além do livro, diversas adaptações para a televisão e cinema foram feitas as mais famosas são uma série da BBC lançada em 1995 e um filme de 2005 pela Universal Studios. Dentre esses dois o melhor, na minha opinião, é o filme estrelado por Keira Knightley, como Elizabeth, e Matthew Macfadyen, como Mr. Darcy.  Os atores interpretam muito bem, o cenário é deslumbrante, os protagonista tem uma química fantástica e os detalhes encatam, um filme maravilhoso. Enquanto que a série por ser mais longa, possui mais detalhes e é mais fiel ao livro, porém os únicos atores que se encaixaram nos papéis foram Colin Firth, que interpretou Mr. Darcy, e Alison Steadman, que interpretou Mrs. Bennet. Outro fato que pesou no meu julgamento é o de não gostar muito de produções antigas.

Ainda nesse ano foi lançado o filme “Orgulho e Preconceito e Zumbi”, adaptação cinematográfica do livro de mesmo titulo com os autores Jane Austen e Seth Grahme-Smith. Seth faz uma adaptação do romance de Jane Austen com a adição de zumbis na sociedade, mas esse é tema para outro texto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s